O menino Luka perdeu seu brinquedo favorito. Quem tem filhos sabe o quanto isso é frequente. A criatividade do garoto, entretanto, é que mudou toda essa história. Do alto dos seus 7 anos de idade, Luka Apps escreveu um e-mail para a Lego, admitindo que errou em não seguir o conselho de seu pai (para não levar o brinquedo ao supermercado, na hora das compras). O resultado é que ele perdeu o Jay ZX.
No e-mail, ele também contava que o Jay ZX, um dos bonecos que vinha no Kit Ninjago, era muito importante, tanto que ele tinha usado todo o dinheiro que ganhou de Natal para comprar o kit. Ainda prometia que, se a Lego enviasse outro boneco, ele não o levaria para as compras mais.
Um atendente chamado Richard assumiu o comando da situação. Ele contou a Luka que conversou com Sensei Wu (um dos personagens do Ninjago) e repassou os conselhos ao menino. “Seu pai me parece um homem muito sábio. Você sempre deve proteger seus bonecos do Ninjago”. “Aconselhado” por Sensei Wu, Richard não só mandou um novo Jay ZX para Luka como ainda enviou algumas armas e um vilão para ele ter com quem batalhar.
A resposta foi tão bem-feita que, depois de publicada na rede social dos pais, viralizou, claro. Ponto positivo para a Lego!
Entender o que é Customer Success Manager é fundamental para toda empresa que deseja elevar a experiência de seus clientes e, assim, criar laços e relacionamentos leais.
Isso porque esse profissional é uma das peças-chaves do Customer Success, uma área, que segundo um das grandes referências do segmento, Lincoln Murphy, promove a satisfação do cliente ao atingir os resultados esperados por meio de suas interações com a empresa.
O cenário atual está cada vez mais competitivo e as empresas não estão brincando em serviço. Afinal, hoje, o foco não é mais a venda pela venda, mas sim a resolução de problemas, como mostra pesquisa feita pela KPMG International Cooperative. Logo, é essencial tomar medidas assertivas e direcionadas que englobem muito mais do que a venda.
Se, há poucos anos, o título de Customer Success Manager (CSM) praticamente não existia, hoje, esse profissional pode ser encontrado em empresas de alta performance de tecnologia, como mostra levantamento de 2019 divulgado em artigo da Harvard Business Review.
De acordo com ele, 40% das organizações entrevistadas afirmaram ter esse profissional em seu time. Já uma pesquisa realizada pelo Linkedin apontou que o CSM foi considerado, também em 2019, o cargo mais promissor da área de vendas, perdendo, apenas para o Gerente de Contas.
Para compreender o que faz um Customer Success Manager, conhecer suas atividades e saber que profissionais o acompanham nessa jornada, basta seguir lendo!
Um Customer Success Manager nada mais é do que o profissional responsável por desenvolver relacionamentos com clientes que promovam a retenção e a fidelização.
Esse profissional não mede esforços para garantir que os consumidores estejam plenamente satisfeitos. Para tanto, atua de forma estratégica e deve ter profundo conhecimento sobre marketing e vendas, assim como deve conhecer, de cabo a rabo, os serviços e produtos da organização em que atua.
De forma simples, o cargo de Customer Success Manager tem como responsabilidade principal assegurar que os consumidores de seu produto o utilizem de modo correto e que, assim, tenham uma boa experiência com ele.
Nesse contexto, é importante ressaltar que o CSM atua como uma ponte entre a empresa e o cliente. Logo, defende os direitos de ambas as partes.
Para entender melhor o que é Customer Success Manager, nada melhor do que um exemplo prático, não é mesmo? Vamos lá!
Quando um cliente precisa de um suporte mais especializado, é o Customer Success Manager que atua nessa linha de frente. Isso porque ele está preparado para orientá-lo e, assim, pode ajudá-lo a atingir, por meio da solução da companhia, os resultados positivos desejados.
Dessa forma, o cargo de Customer Success Manager é fundamental também no processo de pós-venda.
Agora que você já sabe o que é Customer Success Manager, deve estar se perguntando o que faz esse profissional. Ou seja, quais são suas atividades, certo?
Para garantir o sucesso do cliente, esse profissional atua, de forma conjunta, com outros membros da companhia. São eles:
Head of Customer Success (HCS): é o profissional que gere a área, sendo o responsável pela coordenação e pelo acompanhamento da performance tanto da equipe como da empresa.
Implementation Success Manager (ISM): é o responsável pelo processo de onboarding, um procedimento que engloba as fases iniciais de contato com um novo cliente.
Customer Success Operations (CSO): é o profissional que avalia os indicadores de desempenho da área.
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